Neste 16 de julho, celebramos não apenas o aniversário da Lei Geral de Telecomunicações, mas também o compromisso contínuo da Anatel com um ambiente regulatório mais moderno e eficiente. Ao longo de quase três décadas, a regulação do setor evoluiu para atender às transformações da sociedade e do mercado.
Em abril, a Anatel deu mais um passo importante com a aprovação do projeto de Simplificação Regulatória, que busca consolidar normas em um regulamento único, facilitar a compreensão das regras e incentivar a inovação. A iniciativa também revoga normas obsoletas, atualiza definições aplicáveis aos serviços de interesse coletivo e restrito, e cria um glossário unificado, promovendo maior clareza e segurança jurídica para o setor.
A nova regulamentação também reforça o compromisso com a implementação ética da inteligência artificial, em linha com diretrizes internacionais e princípios como transparência, não discriminação e proteção de dados. A modernização das telecomunicações é essencial para promover inclusão social, educação e desenvolvimento econômico sustentável.
Que esse novo ciclo fortaleça o papel da Anatel na promoção de uma conectividade mais transparente, eficiente e alinhada aos desafios do futuro.